Discurso do lançamento do livro Glass Alcatraz

27 Novembro, 2016

conviteBem-vindos!

Agradeço a presença de todos, é um prazer conviver e descobrir “Glass Alcatraz” e convicto da abrangência social e geográfica que transformará pensamentos, comportamentos e ideologias.

Também sublinho o apoio da Editora Chiado aqui representada pela Dra. Irma Toquero e Dra. Lucia Marín.

Congratulo-me e felicito a propalação de “Glass Alcatraz” pelos meios e apoios do mundo hispânico ao prestarem um serviço digno de utilidade pública – Cultura-Literária e suas envolvências e efeitos – Fernão de Magalhães, a confiança e a vontade de servir… ao abrir portas à dinâmica das Redes Sociais, Bloguistas e críticos de um mundo mais ligado e solidário. Graças a estes evoluíres contínuos o meu sincero agradecimento aos meus amados leitores que fazem parte integrante desta condição – progresso.

Atalhos de entroncamentos e cruzamentos que dão origem a uma nova abordagem literária que envolve todos os géneros e cumplicidades sociais.

Também exalto a beleza desta sala decorada por minha esposa Skarllet Rocha – beleza, uma simples palavra do tudo e de todos. Me apraz saudar e agradecer o Eng.º e Professor Bruno Silva, sempre capaz de fazer chegar a todos as inovações exigidas em tempo real.

É com “Glass Alcatraz”, o enigmático pelicano de vidro – que habita dentro de nós, que este clássico nos envolva e nos deleite numa odisseia de prazeres e análises da relatividade.

Assim, é um prazer compartir convosco cumplicidades e saberes e recriar um novo pensamento com base na formação emocional.

Escrevi esta obra na língua de Miguel Cervantes, falecido em 1616 e um dos maiores e ilustres escritores e ficcionistas… todos conhecemos algumas das suas facetas e obras como D. Quixote e “La Galatea” e outras … enfim um marco na literatura universal.

Também da nossa Península contamos com um dos grandes mestres da literatura lusófona que nos honra – Luís de Camões nascido em Lisboa em 1525.

Entre os inúmeros trabalhos citemos:
– Verdes são os campos
– Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades
– O tempo acaba o ano, o mês e a hora
– Os Lusíadas – uma coletânea ímpar.

Contudo, o ipod tem sido a estratégia de relembrar estes e outros sonantes homens da literatura e dos serviços paralelos prestados.

Glass Alcatraz” está destinado a todo o tipo e género de leitor e de todas as idades. Cada qual vai brilhar em experiencias próprias ou alheias… assim cada leitor selecionará o personagem que melhor se identifica com estes adjetivos, advérbios – modus Operandi.

Glass Alcatraz” oferece toda uma envolvência social que induz à reflexão e à mudança de comportamentos – tais como a xenofobia, o racismo, o tráfico e a exploração…

– Quem não conhece alguém, vítima por Sida ou Cancro?
Simplesmente estou seguro que o deleite deste género de literatura, despertará consciências e comportamentos, servirá de molde para as futuras gerações.

Questões:
– Uma criança ao nascer o seu primeiro alimento é o oxigénio. Desenvolve-se gradualmente, começa por gatinhar e por fim já caminha sozinha. Continua nas suas marés e descobre o dia e a noite; O frio e o calor e lá está ela usando as ferramentas disponíveis tais como lápis, esferográficas, batões e até mesmo… fazendo riscos e suas formas abstratas com exclusividade.

Instintivamente por momentos recria a exclusiva oitava arte, começa por aprender as vogais e as consoantes… e por fim a fonética se aperfeiçoa e já sabe escrever palavras tais como “Glass Alcatraz”…. Avança no tempo e já faz o conteio de letras, palavras e números.

– Quantas palavras foram ditas e escritas como mamã, mãe mãezinha e seu outro progenitor?

As minhas obras fazem parte do espólio sócio cultural de cada povo!

Estou muito grato com os meus amigos e em especial com os leitores em redor do mundo que impedem que o meu sucesso literário seja postergado – o presente é agora!

“Para vós a minha sincera gratidão pelo desfrute e partilha das minhas obras literárias”.

Gratidão eterna…

Manuel António Rocha
04 Novembro 2016


Livro Glass Alcatraz
Vídeo – Lançamento Oficial do livro
Vídeo – Apresentação do livro
Vídeo – Glass Alcatraz